terça-feira, 1 de abril de 2014



TIC´s, Tecnologia da informação e comunicação. Cada vez mais, parece impossível imaginar a vida sem essas letrinhas. Entre os professores, a disseminação de computadores, internet, celulares, câmeras digitais, e-mails, mensagens instantâneas, banda larga e uma infinidade de engenhocas da modernidade provocam reações variadas. Qual destes sentimentos mais combina com o seu: Expectativa pela chegada de novos recursos? Empolgação com as possibilidades que se abrem? Temor de que eles tomem seu lugar? Desconfiança quanto ao potencial prometido? Ou, quem sabe, uma sensação de impotência por não saber utilizá-los ou por conhecê-los menos do que os próprios alunos?

Se você se identificou com mais de uma alternativa, não se preocupe. Para ajudar a por ordem na bagunça pense em duas questões cruciais. A primeira delas: quando usar a tecnologia em sala de aula? A segunda: como utilizar esses novos recursos?

Para respondermos a primeira pergunta devemos estabelecer o seguinte critério: só vale levar a tecnologia para a classe se ela estiver a serviço dos conteúdos, ou seja, do ponto de vista do aprendizado essas ferramentas devem colaborar para trabalhar conteúdos que muitas vezes nem poderiam ser ensinados sem elas.

Da soma entre tecnologia e conteúdos, nascem oportunidades de ensino, mas é preciso avaliar se as oportunidades são significativas. Isso acontece por exemplo, quando a TIC`s cooperam para enfrentar desafios atuais, como encontrar informações na internet e se localizar em um mapa virtual. A tecnologia tem um papel importante no desenvolvimento de habilidades para atuar no mundo de hoje.

A seguir seguem nove dicas para fazer bom uso da tecnologia:


  • O início- Comece investigando o potencial das ferramentas digitais. Uma boa estratégia é apoiar-se nas experiencias bem sucedidas de colegas.
  • O currículo- Avalie quais conteúdos são melhor abordados com o uso da tecnologia e quais novas aprendizagens, necessárias no mundo de hoje, podem ser inseridas.
  • O fundamental- Familiarize-se com o com o método tecnológico que irá utilizar.
  • O específico- Antes de iniciar uma atividade, certifique-se de que você compreende as funções elementares dos aparelhos e aplicativos que pretende usar.
  • A ampliação- Para avançar no uso pedagógico da TIC`s, cursos oferecidos pelo Proinfo (programa de inclusão digital do MEC) são boas opções.
  • O autodidatismo- A internet também ajuda na aquisição de conhecimentos técnicos.Procure tutoriais que explicam passo a passo o funcionamento dos programas e recursos.
  • A responsabilidade- Ajude a turma a refletir sobre o conteúdo de blogs e Fotolog. Debata qual o nível de exposição adequado, lembrando que cada um é responsável por aquilo que publica.
  • A segurança- Discutir precauções no uso da internet é essencial, sobretudo na comunicação on line.
  • A parceria- Em caso de dúvidas sobre a tecnologia, vale recorrer aos próprios alunos. A parceria não é sinal de fraqueza: dominando o saber em sua área, você seguirá respeitado pela turma.  

2 comentários:

  1. Oi Carla! Parabéns pelo Blog, com certeza é uma ferramenta que irá nos ajudar muito!

    ResponderExcluir